Suspeita que pode ser intolerante à lactose?
A intolerância à lactose ocorre quando o organismo tem dificuldade em digerir a lactose, um tipo de açúcar encontrado no leite e nos produtos lácteos.
A intolerância à lactose ocorre devido à deficiência da enzima lactase, responsável por quebrar a lactose em componentes mais simples que o organismo pode absorver.
Quando há uma deficiência de lactase, a lactose não digerida passa para o intestino grosso, onde é fermentada por bactérias, dando origem aos seguintes sintomas:
- distensão abdominal
- cólicas
- indigestão
- flatulência
- diarreia
- náuseas
- dores de cabeça, musculares ou articulares
- aftas
Estes sintomas ocorrem algumas horas após a ingestão de alimentos com lactose.
Apesar de não se tratar de uma alergia, a intolerância à lactose pode causar muito desconforto e, dessa forma, é recomendável diminuir o consumo de produtos com lactose
Além do leite e seus derivados, é necessário estar atento aos alimentos processados que podem conter lactose na sua composição, como bolos, bolachas, enchidos e molhos. Tenha o cuidado de ler atentamente os rótulos dos produtos para identificar possíveis fontes de lactose. Vai surpreender-se com a presença de lactose em alimentos que à primeira vista não teriam este componente.
Os alimentos que contêm maior quantidade de lactose são:
- Leite
- Natas
- Queijo
- Gelado
- Iogurtes
Relativamente aos queijos convém explicar melhor : a maior parte dos queijos que passam por um processo de maturação não contêm lactose. Os queijos com baixo teor em lactose são o queijo suíço, o cheddar, o gouda, o parmesão e o queijo flamengo. Por outro lado, os queijos com pouco tempo de maturação (mozzarella, camembert, brie, requeijão e queijo fresco, por exemplo) devem ser evitados.
O Kefir é um bom substituto, é originado através da fermentação do leite, através da ação dos grãos de kefir, dos quais faz parte uma complexa mistura de bactérias e leveduras, este tende a ser um produto adequado para quem é intolerante à lactose. A manteiga também é um alimento com baixos níveis de lactose ( o teor de lactose da manteiga é menor do que 0,1%) , no entanto é um alimentar com baixo interesse nutricional.
Ainda é importante dizer que a lactose não se encontra apenas presente em produtos alimentares. Muitos medicamentos contêm, também, a lactose como excipiente (utilizado para se obter a forma farmacêutica desejada – cápsulas, comprimidos, etc. – ajudando na sua construção e conservação).
Estima-se que 1 em cada 3 pessoas, em Portugal, seja intolerante à lactose.
O que pouca gente sabe é que a intolerância à lactose pode nascer connosco ou desenvolver-se em qualquer idade, com sintomas mais ou menos severos.
Muitos casos surgem entre indivíduos com idades compreendidas entre os 20 e os 40 anos, podendo os bebés e as crianças também serem afetadas por esta condição.
Nem todas as pessoas intolerantes à lactose necessitam de eliminar completamente os produtos lácteos de sua dieta. Algumas pessoas conseguem tolerar quantidades moderadas de lactose sem apresentar sintomas.
Geralmente, recomenda-se que quem sofre de intolerância à lactose tome suplementos enzimáticos de lactase, de modo a melhor conseguir digerir a lactose presente nos alimentos. Estes suplementos tomam-se imediatamente antes do consumo de alimentos com lactose.
O suplemento alimentar LISOLAC é um exemplo de um produto com lactase que pode ser tomado antes de comer produtos com lactose.Com os suplementos à base da enzima lactase, as pessoas intolerantes à lactose podem manter uma alimentação normal, continuando a tirar partido dos benefícios do leite e seus derivados!
Apesar de não ser um problema grave de saúde, a intolerância à lactose pode ter consequências desagradáveis para o bem-estar da pessoa, pelo que o seu diagnóstico é recomendável. Se se identifica com alguns dos sintomas e se eles ocorrem após ingerir alimentos com lactose, deve marca uma consulta com um médico gastroenterologista e realizar um teste de intolerâncias alimentares.
Para saber mais sobre o produto Lisolac clique aqui.
Como ter a certeza que é intolerante à lactose ?
O ideal é registar os alimentos que ingere e depois registar também os sintomas que ocorrem. Se houver evidência que após a ingestão de lactose tem vários sintomas digestivos , deve procurar uma avaliação médica. O médico pode recomendar-lhe a realização de um de três testes:
- O teste de tolerância à lactose, no qual é recolhida uma amostra de sangue e verificado o nível de glicose em jejum. Depois, a pessoa testada bebe um líquido que contém lactose e, se os níveis de glicose não forem elevados, significa que há intolerância à lactose no organismo.
- Outro teste possível é o de hidrogénio no ar que é expirado. A pessoa testada bebe um líquido com lactose e o médico mede a quantidade de hidrogénio na respiração. A confirmação da intolerância é dada se for libertado hidrogénio extra neste processo.
- Por fim, há também o teste de acidez das fezes. Este exame, por norma, é utilizado nas crianças que não podem ser testadas de outra forma. Neste teste é analisada a acidez de uma amostra de fezes para testar a lactose não digerida na forma de ácido lático.
Fontes : https://www.intoleranciaalactose.pt/
Quer ter acesso a artigos de saúde ?
Veja o nosso Blog : Conselhos de saúde
Junte-se à nossa comunidade
Facebook | Instagram | Youtube
Quer falar connosco e pedir-nos conselhos e recomendações ?
Envie-nos mensagem por Whatsapp : 910537604
Veja as nossas promoções
Farmácia Online