Estratégias que simplificam a culinária saudável
A adoção de um estilo de uma culinária saudável deve ser encarada não apenas como uma oportunidade, mas também como um desafio.
Comer de forma saudável surge naturalmente como uma das principais metas. Neste artigo sugerimos regras e estratégias que vão ajudar a tornar o ato de cozinhar simples e acessível a qualquer pessoa.
Existem 9 estratégias simples que podem ser estabelecidas:
- Elaborar previamente uma lista com todos os alimentos frescos e secos a comprar.
- Tornar a cozinha um local acolhedor e agradável, colocando música ambiente ou até algum programa que lhe agrade na televisão para que se sinta motivado.
- Optar por preparar os alimentos frescos (legumes e frutas) e congelar em sacos ou tupperwares individuais e corretamente acondicionados, de modo a evitar o surgimento de cristais de gelo que deteriorem a qualidade nutricional do alimento.
- Reservar no congelador bases de sopa diferenciadas ou bases de fruta, para utilizar em sumos naturais ou batidos.
- Deixar os legumes já preparados previamente a descongelar no frigorifico para o momento em que terão de ser usados.
- Preparar refeições no fim de semana, ou em períodos de folga, e congelar em doses individuais, garantindo refeições equilibradas conforme as preferências alimentares pessoais.
- Organizar um plano semanal que ajude a rentabilizar o tempo em dias de maior carga horária. Implementar esta gestão, definindo pratos simples e rápidos para os dias em que não apeteça cozinhar, evita a que se consumam refeições processadas.
- Reaproveitar sobras de preparados anteriores, tais como arroz, massa, legumes, caldos de legumes ou de peixe para confeções posteriores.
- Não procurar a perfeição nas primeiras confeções nem desanimar, o segredo está em experimentar e praticar novas receitas. Reúna alimentos que lhe agradem, começando por receitas simples e rápidas com poucos ingredientes, e pouco a pouco vá aprimorando e desenvolvendo o gosto pela cozinha.
Outras dicas fundamentais:
- Investir nas sopas caseiras – simples, práticas e saudáveis.
- Reutilizar a água da cozedura para caldos, sopas e confeções futuras.
- Preferir o azeite como gordura na confeção e no tempero, tendo sempre em atenção que uma colher de sopa (10g) = 80kcal.
- Optar pelo açúcar mascavado em vez de açúcar branco refinado.
- Preferir as ervas aromáticas e as especiarias por forma a reduzir o uso de sal.
- Utilizar polpa de tomate fresco/caseira ou tomate pelado em detrimento do molho de tomate processado, devido à adição de açúcares.
- Escolher os queijos brancos tais como, requeijão, queijo fresco, mozarela, ricota, cottage, em detrimento dos queijos
- curados e amanteigados (ricos em sal e gordura).
- Cozinhar os legumes a vapor de forma a conservar o sabor, a cor e a textura dos mesmos, reduzindo as perdas nutricionais.
Marisa Legrante
Nutricionista na Farmácia Central
Quer ter acesso a mais artigos de saúde ?👇
Veja o nosso Blog : Conselhos de saúde
Junte-se à nossa comunidade 👇
Facebook | Instagram | Youtube
Quer falar connosco e pedir-nos conselhos e recomendações ?👇
Envia-nos mensagem por Whatsapp : 910537604
Veja aqui as nossas promoções👇
Loja Online