Na Farmácia Arade realizamos a Avaliação do Risco Cardiovascular consiste numa avaliação farmacêutica através da medição dos parâmetros que melhor representam os fatores de risco de eventos cardiovasculares:
- GLICÉMIA CAPILAR
- COLESTEROL TOTAL
- TRIGLICÉRIDOS
- ÍNDICE MASSA CORPORAL
A avaliação do risco cardiovascular é essencial para prevenir e gerir doenças cardíacas, uma das principais causas de morte no mundo.
Deve ser realizada regularmente, especialmente em adultos acima dos 40 anos ou com fatores de risco conhecidos, mas também pode ser necessária em pacientes mais jovens com fatores de risco significativos.
Os principais fatores de risco incluem:
– Tabagismo
– Hipertensão arterial
– Colesterol elevado
– Diabetes
– História familiar de doença cardiovascular
– Obesidade
– Sedentarismo
A avaliação do risco cardiovascular é um processo contínuo e deve ser repetida periodicamente.
Na Farmácia Arade somos uma UNIDADE DE APOIO AO HIPERTENSO e temos também os seguintes serviços de apoio à medição da pressão arterial:
AOBP : Medição automatizada da pressão arterial
- A AOBP é realizada com o equipamento Omron HEM 907, um dispositivo programável e automatizado que permite medir a pressão arterial sem a presença de qualquer profissional de saúde, eliminando, desta forma, o «efeito da bata branca».
- A AOBP é normal se <135/85 mmHg e elevada se >135/8 mmHg.
- Nesta medição o efeito bata branca fica anulado
Medição pressão arterial com Eletrocardiograma de 6 derivações
Esta medição é realizada no equipamento OMRON Complete: um monitor de tensão arterial preciso e fácil com registo de ECG. Este monitor regista medições e dados.
Este equipamento permite detetar problemas cardíacos, como irregularidades do ritmo cardíaco, como fibrilhação auricular, taquicardia, bradicardia e hipertensão.
Mapa 48 horas
No MAPA 48 horas a medição é realizada em intervalos de 1 hora.
Este exame é indolor, não é invasivo e é muito simples de realizar, permitindo a avaliação do perfil diário da pressão arterial de uma pessoa.
O MAPA é um exame que avalia o perfil tensional de uma pessoa durante os períodos diurno e noturno, relacionando as variações da pressão arterial com as atividades que se está a realizar e com os sintomas que a pessoa sente.
O MAPA 48 horas apresenta vantagens sobre a de 24 h porque as medições são feitas a intervalos de 1 h ao invés de intervalos de 20 minutos e, ao contrário da MAPA de 24 horas, as medições têm elevada reproductibilidade.
As medições aleatórias de pressão arterial, muitas vezes realizadas em períodos de stress, podem não ser suficientes para diagnosticar hipertensão arterial. Há muitos estudos que demonstram que há muitos pacientes a seremmedicados sem necessidade (como no caso da “hipertensão de bata branca”), enquanto outros estão sub-medicados.
O MAPA supera essas limitações, tornando-se o método preferencial para o diagnóstico de hipertensão. Proporciona uma avaliação fiável, precisa e rigorosa, com resultados que têm a melhor correlação com eventos cardiovasculares e cerebrovasculares.
