Existe uma relação direta entre a alimentação e a acne?
Os surtos de acne têm relação com a alimentação, já não existem dúvidas.
Existem alimentos que podem desencadear surtos de acne e também existem alimentos que podem ajudar a controlar a acne. Por isso as evidências científicas atuais apontam para uma resposta afirmativa!
Vários estudos científicos indicam que o consumo de lacticínios e produtos com elevado índice glicémico como o açúcar e a farinha refinada (presentes nas massas, bolos e pães) têm um papel direto no desencadeamento de surtos de acne.
A acne resulta de alterações hormonais e os alimentos com alto nível glicémico são responsáveis por provocar no organismo um estado de hiperinsulinémia, que por sua vez promove a produção de hormonas (androgénios). Como a produção sebácea (óleo) é controlada pelos androgénios quando estas hormonas estão presentes em maior grau a pele produz mais sebo.
Um maior consumo de lacticínios pode desencadear a acne, e pensa-se que são as hormonas presentes nestes produtos que possam ser as culpadas.
É fundamental reduzir o consumo destes alimentos: massas, pão, bolos, leite, refrigerantes, iogurtes, natas e queijo.
Excelentes opções para a saúde da pele são alimentos com elevado teor de fibras, vitaminas e minerais como os cereais integrais, frutas e legumes. Uma alimentação equilibrada irá ajudar a fornecer à pele os nutrientes essenciais necessários para cicatrizar borbulhas. Estes alimentos fornecem também antioxidantes naturais que ajudam a manter a inflamação da pele sob controlo.
Muitas vezes acusa-se o chocolate de provocar acne, mas na realidade não há nenhuma evidência científica que aponte nesse sentido. Além disso, o chocolate negro está repleto de antioxidantes benéficos para a pele!
Existem também alimentos que podem ajudar no combate à acne, como é o caso dos peixes gordos. Os peixes gordos são ricos em ácidos gordos ómega-3 que controlam funções biológicas fulcrais, nomeadamente a inflamação. Como a acne é caracterizada pela formação de comedões, pápulas, pústulas, nódulos e quistos como resultado da obstrução e inflamação da unidade pilossebácea, uma pele com este tipo de problemas beneficia em muito com o consumo de peixes como o salmão, sardinha, anchova e cavala. As nozes também são uma excelente fonte de ómega 3.
Sabe-se também que o zinco e as vitaminas A, C e E têm benefícios ao nível da saúde da pele, pelo que devem ser priveligiados alimentos ricos nestas vitaminas.
CUIDADOS DE PELE PARA A PELE COM ACNE
Existem vários produtos específicos para o tratamento da pele oleosa e acneica. O importante é identificar qual o problema maior ( se excesso de oleosidade, se a existência de borbulhos, pontos negros ou poros dilatados) e escolher o produto mais adequado.
Sébium é a gama da Bioderma que encontra inspiração dentro da pele para atuar nas causas das imperfeições (brilho, borbulhas, pontos negros) das peles mistas, oleosas e acneicas. Sébium apresenta soluções de limpeza, cuidado e hidratação e correção, respeitando sempre o ecossistema da nossa pele:
- Sébium Gel moussant: Gel de limpeza suave e purificante. Remove as impurezas e controla o brilho.
- Sébium H2O: A água micelar dermatológica limpa, remove a maquilhagem, purifica a pele sem secá-la.
- Sébium Global : O cuidado que elimina lesões ( borbulhas e pontos negros) e impede a sua recorrência. É hidratante e não comedogénico.
- Sébium Global cover: O cuidado que disfarça,com alta cobertura, que trata as lesões acneicas e previne recidivas.
- Sébium Mat Control: O cuidado que matifica e suaviza de forma duradoura.
- Sébium Night pell: Peeling suave para uniformizar a pele. Suaviza e refina a textura da pele: efeito de peeling suave
- Sébium Pore refiner: O corretor dermatológico de poros dilatados persistentes.
Queres ter acesso a mais artigos de saúde ?👇
Vê o nosso Blog : Conselhos de saúde
Junta-te à nossa comunidade 👇
Facebook | Instagram | Youtube
Queres falar connosco e pedir-nos conselhos e recomendações ?👇
Envia-nos mensagem por Whatsapp : 910537604
Vê aqui as nossas promoções👇
Loja Online