AS CRIANÇAS E O REGRESSO ÀS AULAS: uma mão cheia de questões!
Sono: Lembra-se de ver o ”Vitinho” ou os “Patinhos” na televisão, quando chegava a hora de dormir? Uma noite de sono de 9 a 11 horas é essencial para que as crianças tenham um bom desempenho escolar. As baterias precisam estar bem carregadas!
Alimentação: Uma alimentação equilibrada é a base para o normal crescimento e rendimento escolar da criança. Nem todos gostarão de espinafres como o Popeye, mas a variedade de legumes e frutas é enorme e não faltam alternativas saudáveis aos doces (ao açúcar).
A Hora da brincadeira: Todos precisamos de um momento de pausa, para arejar as ideias. As crianças não são diferentes. Incentive-as e acompanhe-as a brincar ao ar livre, a praticar algum tipo de exercício físico e a desligar um pouco a televisão, o tablet e os jogos online. A vida real é bem mais divertida que o mundo virtual!
Vitaminas e Minerais: Com os trabalhos escolares, as actividades extra-curriculares e as brincadeiras também as crianças começam a queixar-se de cansaço. E não esqueçamos a chegada do Outono/Inverno e as gripes e constipações. Quando o aporte de vitaminas e minerais não é suficiente pela alimentação, pode-se sempre tomar suplementos alimentares para ajudar os mais pequenos.
As mochilas: Livros, cadernos, dossiers, lápis, canetas, equipamento de desporto…um rol de coisas que pesam nas mochilas e nas costas dos mais pequenos. O peso da mochila com os objectos dentro não deve exceder 10-20% do peso corporal da criança, devem ser usadas as duas alças aos ombros. Há sempre a opção de trolley (mochila com rodinhas) para os casos em que não dá para reduzir o peso da mochila.