Fertilidade masculina: um tema em crescente discussão
Cientistas em todo o mundo assumem preocupação com a fertilidade masculina e Portugal não é excepção. O selénio pode desempenhar um papel importante na na intervenção face a este problema.
De acordo com a Associação Portuguesa de Fertilidade (APFertilidade), estima-se que, em Portugal, 15 a 20% dos casais em idade reprodutiva (cerca de 300 mil) sofra de infertilidade. No entanto, calcula-se que a percentagem seja mais elevada, uma vez que nem todos procuram ajuda médica.
A Sociedade Portuguesa de Medicina da Reprodução (SPMR) defende que em 4 de cada 10 casos, a infertilidade está associada ao homem. As anomalias no sémen são a principal causa de infertilidade masculina, apesar de haver outras.
O selénio oferece protecção
O selénio é um oligoelemento que conseguimos obter, principalmente, através da nossa alimentação (por exemplo, nos cereais). No entanto, os solos agrícolas em Portugal, tal como noutras zonas da Europa, são pobres neste nutriente essencial. O selénio é um antioxidante essencial para as células humanas, uma vez que ajuda a protegê-las contra o stress oxidativo, incluindo os espermatozóides.
O selénio está presente nos cereais integrais, frutos secos, na carne, nas vísceras e até no peixe.
Um estudo escocês publicado há diversos anos no British Journal of Urology demonstrou que a suplementação com selénio ajuda a melhorar a qualidade do esperma masculino. Este estudo teve por base a utilização de BioActivo Selénio+Zinco, um suplemento alimentar que contém a levedura de selénio patenteada SelenoPrecise com elevada biodisponibilidade. Estudos demonstram que 88.7% do selénio presente nesta levedura é absorvido pelo corpo.
O Zinco
O zinco, outro micronutriente essencial, também facilita uma reprodução e uma fertilidade normais, contribuindo, ainda, para uma função imunitária normal, tal como acontece com o selénio.
O zinco tambem tem as seguintes funções:
- Faz parte da síntese normal de DNA e do bom funcionamento do sistema imunitário
- Participa no processo de especialização das células
- Apoia a fertilidade normal e reprodução
- Contribui para uma função cognitiva normal
- Contribui para o metabolismo normal dos ácidos gordos
- Contribui para manter o cabelo, unhas, pele, visão e ossos saudáveis
- Para a síntese normal de proteínas
- Contribui para os níveis normais de testosterona no sangue
- Apoia o metabolismo normal dos hidratos de carbono
- Contribui para a protecção das células contra o stress oxidativo causado pelos radicais livres
Existem suplementos alimentares com Selénio e Zinco na sua composição. Veja aqui um exemplo.
Conheça a nossa oferta de suplementos alimentares aqui na loja online.