Os produtos naturais são inofensivos?
Os produtos naturais e os produtos químicos perigosos? Mito ou verdade?
Os produtos naturais são amplamente utilizados pela população em geral, no entanto existem muita informação a circular que pode originar problemas de saúde.
Este é um tema que é fundamental falarmos ! Isto porque o papel principal do farmacêutico é assegurar a segurança dos doentes que acompanha, e muitas vezes percebemos que há medicamentos prescritos pelos médicosque são abandonados pelo medo do «químico» e que muitos produtos naturais são tomados , uma vez que se acredita que se é natural é porque não faz mal…
Muitos medicamentos têm origem em produtos naturais
Na realidade muitos medicamentos têm a sua origem em plantas ou produtos naturais. É o caso da aspirina por exemplo ( o ácido salicílico pode ser extraído da casca do salgueiro) e o caso da Digoxina ( que é um medicamento utilizado na saúde cardiovascular e pode ser extraído de uma planta dedaleira). São muitos os exemplos…
E apesar de normalmente associarmos o «natural» ao «inofensivo»e ao «positivo» a verdade é que existem produtos naturais que são tóxicos , que provocam efeitos adversos, que interagem com medicamentos e podem ser contra-indicados em determinadas doenças. Os cogumelos por exemplo, são todos produtos naturais, mas algumas espécies são tóxicas e até letais.
Todos têm uma «fórmula química»
Não duvidem: as substâncias naturais também são químicos ( todos têm uma fórmula química e isso não tem mal nenhum).
Com a palavra «químico» acontece o contrário do que com a palavra «natural». Ao químico associamos «perigo». Porque acontece isto? Porque considerarmos o natural bom e o químico mau ? Isto acontece porque são conceitos que o Marketing tem utilizado massivamente para nos convencer a comprar os produtos que estão a publicitar.
Hoje, a ciência moderna permite identificar e sintetizar moléculas específicas de plantas e animais, o que evita a necessidade de sacrificar grandes quantidades de recursos naturais. As moléculas sintetizadas em laboratório são idênticas às encontradas na natureza e são seguras. Muitas das vezes, as alterações que se fazem em laboratório são precisamente para eliminar efeitos adversos que essas substâncias possam ter.
Qual é o nosso conselho?
Tenham sempre espírito crítico e perguntem sempre aos profissionais de saúde que vos acompanham se na vossa situação em particular a planta medicinal , o suplemento ou o medicamento que têm intenção de tomar tem vantagens ou não para a vossa situação .
Escolham o equilíbrio e decidam com informação confiável, científica e honesta.
Aqui podem encontrar um link com os produtos de SAÚDE NATURAL que temos disponíveis na Farmácia: A nossa seleção
Temos produtos naturais dos laboratórios Arkopharma, Tilman, Aboca e Puressential.