Quantas horas devemos dormir?
O número de horas que devemos dormir está cientificamente estudado e varia de acordo com a idade. Um défice de sono aumenta o risco de doença.
Dormir bem é um dos pilares fundamentais para uma vida saudável! Dormir é muito mais do que fazer uma pausa, é indispensável para o equilíbrio do organismo e promoção da saúde e bem-estar .
Dormir pouco pode ter consequências graves na saúde, uma vez que aumenta o risco de :
- Diabetes
- Hipertensão arterial e doenças cardiovasculares
- Obesidade ou excesso de peso
- Depressão e disfunções psíquicas
- Acidentes de carro
- Disfunções ao nível do raciocínio, memória , concentração e capacidade de reação.
Todos nós já passamos por uma noite de insónias , em que dormimos menos que 6 horas completas. Se for um caso isolado o corpo consegue recuperar, no entanto , se os distúrbios de sono são recorrentes ( insónias ou despertares noturnos ) podem surgir problemas de saúde .
É fundamental para o seu bem-estar e produtividade ter um sono profundo e reparador.
Dormir bem favorece as defesas imunitárias, traduzindo-se numa maior resistência às infeções. O sono promove a limpeza do cérebro, diminui o risco de Alzheimer e aumenta a memória.
Devemos dormir o número de horas adequado para permitir ao corpo realizar uma série de tarefas, como:
- Produção da hormona do crescimento, que na fase adulta ajuda a reparar a células e a massa muscular e nas crianças promove o crescimento.
- Produção de hormonas que apoiam o combate às infeções e outras que regulam o modo como o corpo usa a energia.
- Estimulação dos centros nervosos que intervêm no raciocínio, na concentração e na memória.
A necessidade fisiológica do sono está diretamente relacionada com a idade.
À medida que envelhecemos vamos tolerando menos horas de sono, mas nunca menos de sete. Aqui está uma referência do número de horas que se deve dormir:
Valores médios para… | Horas de sono/dia |
Recém-nascidos | ±14-17 |
Bebés | ±12-16 |
Crianças 1-2 anos | ±11-14 |
Crianças em idade pré-escolar (3-5 anos) | ±10-13 |
Crianças em idade escolar (6-12 anos) | ±9-12 |
Adolescentes | ±8-10 |
Adultos | ±7-9 |
Idosos (65+ anos) | ±7-8 |
Se quer deixar para trás as noites em que tem dificuldades em adormecer, acorda muitas vezes durante a noite ou acorda muito cedo (por volta das 4-5 horas da manhã), deve parar e analisar alguns elementos da sua rotina de sono e estilo de vida.
Para promover uma boa noite de sono, é essencial reunir algumas condições:
- Durma num quarto com uma temperatura confortável , com um ambiente silencioso e sem luz, estimulando assim a produção natural de melatonina
- Crie uma rotina relaxante antes de se deitar : tome um banho de imersão ou beba uma infusão sem cafeína
- Os equipamentos eletrónicos roubam horas de sono, por isso substitua o telemóvel por um livro
- Opte por jantares ligeiros e elimine o consumo de substâncias excitantes como o chá, o café e o álcool a partir das 16 horas
- Procure deitar-se e acordar sempre à mesma hora, até mesmo ao fim-de-semana
- Evite as sestas diurnas
- Pratique exercício físico com regularidade, mas nunca antes de se deitar
- À noite, consuma alimentos com triptofano. Os legumes secos, cereais integrais, bananas, cajus e amêndoas contêm este aminoácido que o nosso organismo não consegue fabricar. O triptofano permite o fabrico de serotonina no cérebro. Por sua vez, a serotonina prepara-nos para a noite de sono, já que favorece a produção da “hormona do sono”: a melatonina.
Pode também obter uma ajuda extra através de algumas plantas que possuem propriedades relaxantes, como é o caso da Passiflora, Papoila da califórnia e Melissa.
A passiflora é uma planta trepadeira com origem no México e no sul dos Estados Unidos da América. A utilização das suas “partes aéreas secas, fragmentadas ou cortadas” data do século XVI. A passiflora contribui para um sono reparador.
Também a melatonina pode ajudar a diminuir as insónias. A melatonina é uma hormona produzida de forma natural pela glândula pineal. Após a sua síntese, é libertada diretamente no sangue para chegar ao sistema nervoso central. É por isso que nos ajuda a adormecer. Aliás, é precisamente por isso que a melatonina é conhecida como a “hormona do sono”.
A melatonina contém propriedades cronobióticas, pois permite a fase de adormecimento, intervindo assim no sono. Assim sendo, juntamente com a luz, a melatonina pode ser utilizada por vezes em diversas situações de dessincronização provocadas pelo envelhecimento, trabalho por turnos, trabalho durante a noite e diferenças de fuso horário relacionadas com voos transatlânticos (jet lag).
Passa a noite a contar carneiros?
O suplemento alimentar Stilnoite tem na sua composição a Melatonina, o extrato de Papoila da Califórnia e Melissa e ainda o extrato de Passiflora.
Stilnoite é um suplemento alimentar com uma fórmula inovadora e uma tripla ação sobre o sono, sem causar habituação ou dependência. Agora com uma nova tecnologia permitindo uma libertação de melatonina 5 vezes mais rápida.
Atua de 3 formas :
1. NA FASE INICIAL DO SONO : Graças à Melatonina que contribui para reduzir o tempo necessário para adormecer*
*Eficácia comprovada com a toma de 1mg/dia
2. NA REDUÇÃO DOS DESPERTARES NOTURNOS: Devido ao Extrato de Papoila da Califórnia e Melissa, de origem 100% vegetal
Os suplementos alimentares não devem ser utilizados como substitutos de um regime alimentar variado. Manter fora do alcance das crianças. Não exceder a dose diária recomendada.
As pessoas sob controlo médico, as mulheres grávidas ou a amamentar devem consultar o médico antes de tomar este suplemento alimentar.
A maioria das perturbações de sono são tratáveis. Procure a ajuda de profissionais de saúde.
Fontes : National Sleep Foundation | Associação Portuguesa de sono | www.stilnoite.pt
Queres ter acesso a mais artigos de saúde ?👇
Vê o nosso Blog : Conselhos de saúde
Junta-te à nossa comunidade 👇
Facebook | Instagram | Youtube
Queres falar connosco e pedir-nos conselhos e recomendações ?👇
Envia-nos mensagem por Whatsapp : 910537604
Vê aqui as nossas promoções👇
Loja Online